quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dilema no grande dia: Jóia ou bijoux?

Jóias e bijuterias

Jóia ou bijuteria? Atualmente elas não se excluem: ambas vão bem, desde que sejam peças de bom gosto, que combinem com você e que sejam adequadas ao horário, modelo do vestido e estilo do casamento. Hoje em dia, é tal a qualidade das bijuterias que elas se confundem com jóias para o leigo. Por isso, aquela máxima de elegância que diz: “não misture bijuterias com jóias” não faz mais sentido. Vai de você escolher uma, outra ou misturar as duas.
Se tiver uma jóia de que goste muito e queira usá-la no seu casamento, escolha o modelo do seu vestido já pensando nela. Se você ou sua mãe, ou sua avó possui uma bela gargantilha de ouro branco e brilhantes é lógico que você deve usá-la, mas pense num vestido com menos bordados ou detalhes junto ao colo, se não, vale mais a pena deixar o colo limpo e caprichar no corpete do vestido que é o que vai aparecer em detalhe nas fotos.
Coroas e tiaras ainda estão na moda? Certamente! Com um vestido tradicional, preferido por noivas de estilo clássico, ou com um vestido temático de Cinderela ou de A Bela e a Fera, que encantam algumas noivas atualmente, elas ficam perfeitas, sendo jóias ou não.
Apliques ou pontos de luz completam uma noiva moderna, vestindo um modelo de corte atual. Qualquer que seja o modelo do seu arranjo de cabeça, se seu vestido tiver bordados de pedrarias, cuide para que os materiais se harmonizem.
Bijuteria com bom design, bons materiais não farão feio junto àquela valiosa pulseira ou o par de brincos especial que você faz questão de usar. Aliás, brincos, pingentes ou não, são fundamentais para noivas e vale a pena investir neles, já que poderão ser usados em muitas outras situações ao longo da sua vida. Se não dispuser ou achar que não vale a pena dispor de uma soma elevada para a compra de uma jóia ou bijuteria de qualidade, você pode alugá-la. O que é muito importante em qualquer situação é que você procure um profissional de confiança ou uma empresa idônea, para ter a garantia de não estar sendo enganada.
Adereços são fundamentais pra toda mulher, fazem parte da nossa natureza desde sempre. Economize em outras coisas, mas não deixe de usar o que lhe agrada. Jóias são quase um apêndice do corpo feminino e, bem dosadas, contribuirão em muito para a sua elegância.
Brincos para a noiva, pela sua importância, não deviam nem ser chamados de acessórios. Com cabelos soltos eles são entrevistos, dando um toque de mistério, com cabelos presos ou semi-presos são um foco de atenção. Mas discrição é, também aí, a chave do sucesso:que sejam pequenos, apenas cobrindo o lóbulo da orelha ou delicados pingentes, perfeitos para cabelos longos.
Se tiver condições, não hesite em mandar fazer uma jóia de ouro ou prata, pedras ou pérolas, de desenho tradicional ou moderno, para a cabeça. Inaugure essa tradição familiar. Filhas e netas agradecerão, principalmente se você complementar coroa ou tiara com uma mantilha poderosa. Depois de anos sob o domínio da prata e ouro branco, as noivas estão reencontrando o ouro amarelo e a pérola, sempre elegante e atemporal.
Bracelete? Sim, se você gostar, com vestidos sem mangas e, principalmente nos de alças ou tomara-que-caia. Braceletes “cobrem” braços totalmente expostos. São uma alternativa às luvas. Mas se você ficar dividida entre usar luvas ou bracelete, use luvas na cerimônia religiosa e bracelete na festa.
Carregar um terço descarta a possibilidade do buquê? Não. E ele deve ser levado com ambas as mãos, quando a noiva entrar sozinha. Pode ser de pérolas ou de cristal, com o santo de devoção da noiva de metal ou madre-pérola. Relógio obviamente não, anéis também não. Colar só muito delicado e com vestidos muito clean. Anéis, não! As mãos devem estar liberadas para a esperada aliança. O dia do casamento é o dia da aliança – literalmente – brilhar.
Para as madrinhas, mães e convidadas, as jóias usadas em casamentos obedecem a duas palavrinhas: bom senso. Verifique se aquele adereço lindo, mas extravagante, que você acabou de comprar, combina não só com seu vestido, mas com o horário e estilo de casamento. Se você não tem muita intimidade com os noivos, nem tem com eles amigos em comum que possam ajudá-la, verifique pelo tipo de convite, pelo local da cerimônia e até pelo tipo de presentes que constam na lista, se será um casamento simples ou sofisticado.
No item jóias e bijuterias, uma velha máxima vale para noivas, madrinhas, mães e convidadas: menos é sempre mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário